Barra do Sul será um dos três principais municípios em saneamento do Estado de Santa Catarina.Barra do Sul será um dos três principais municípios em saneamento do Estado de Santa Catarina.

A entrega da ordem de serviço permite o começo das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário que vai nesta primeira fase cobrir 75% da área urbana do município.

Balneário Barra do Sul recebeu na tarde da última sexta-feira, 12, a ordem de serviço que permite o início das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do município. Quando concluída a primeira fase desta obra, Balneário Barra do Sul terá 75% da área urbana do município coberta com coleta e tratamento de esgoto sanitário, se posicionando entre as três principais cidades do Estado no ranking de saneamento.

“É um momento histórico para Barra do Sul”, disse o prefeito Ademar Henrique Borges ao agradecer o Governo do Estado e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento pelo investimento de R$ 38,7 milhões. Emocionado, o chefe do executivo municipal chamou ao palco da cerimônia seu pai, o ex-prefeito Henrique Borges, que no final dos anos 90 e início dos anos 2000 governou a cidade e trouxe para a comunidade a ligação asfáltica e o abastecimento de água tratada. “Hoje esse ciclo de grandes realizações tem mais um grande componente com o início das obras de esgoto”, afirmou.

Esta obra é um esforço conjunto do Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Balneário Barra do Sul, Companhia de Águas e Saneamento e a Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA).

Satisfeito com o ambiente que encontrou junto à Prefeitura de Barra do Sul, onde foi realizada a cerimônia, o Governador Raimundo Colombo deixou o púlpito para falar mais próximo à plateia que acompanhava o evento. Colombo pediu paciência à população, que enfrentará alguns transtornos durante as obras de assentamento da rede coletora de esgoto, mas alertou que este é um investimento fundamental para o futuro. “No passado se dava mais valor ao asfalto. Hoje, todos estão se dando conta que esgoto é qualidade de vida”.

O Governador lembrou da ausência do senador Luiz Henrique, falecido em 10 de maio, que sempre o acompanhava nestes atos no Norte do Estado. “Ele faz muita falta”, disse, para aplausos gerais. Ao final, descontraído, Colombo lembrou que é Dia dos Namoradores, celebrado na última sexta-feira 12, é um momento de “mais amor, mais compreensão e mais compaixão”.

Também prestigiaram a entrega da Ordem de Serviço o senador da república, Dario Berger, os deputados estaduais, Darci de Matos e Antonio Aguiar, diretores da CASAN, secretária de estado de Santa Catarina – SDR/Joinville, Simone Schramm, presidente do legislativo municipal, Manoel Henrique Borges Neto, vereadores, representantes de associações e comunidade.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Barra do Sul.