O prefeito de Balneário Barra do Sul, Ademar Henrique Borges, sancionou na tarde desta quarta-feira (07/05/2020) o novo Plano Diretor Participativo do município. O processo de revisão iniciou em 2015 e teve assessoria da Amunesc.

O prefeito ressalta a importância do documento para os próximos dez anos no município: “no Plano Diretor foi definido, junto com a comunidade, através de reuniões e audiências públicas,  as diretrizes e os regramentos para o que pode e não pode, onde e como devem ser realizados empreendimentos dentro dos limites do município. Com a sanção deste plano, abrem-se novas oportunidades de investimentos imobiliários e industriais para Barra do Sul, consequentemente possibilitando a geração de empregos e renda para todos os barra-sulenses”, declarou Ademar.

O processo de revisão do Plano Diretor de Barra do Sul teve início em 2015 e foi realizado em oito etapas participativas, incluindo a leitura comunitária e eleição de delegados, a realização de reuniões e com a comunidade nas zonas urbanas e rurais, de oficinas de planejamento, e a elaboração e ajustes da minuta. Durante o processo, a prefeitura recebeu 93 propostas da população. Para a aplicação da metodologia dos processos de revisão do Plano Diretor os municípios associados contam com a assessoria da Amunesc.

O Plano Diretor de Balneário Barra do Sul foi sancionado pelo prefeito, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores Municipal, Nelinho Borges, do vereador Antônio Roberto de Borba, do Secretário de Planejamento que deu inicio ao novo plano diretor, Renato Muller,  e do atual Secretário de Planejamento, o vice-prefeito Louri da Cunha.

“Este é um importante mecanismo de planejamento municipal, que pauta o desenvolvimento e prevê as estruturas para os próximos dez anos, por isso possibilitamos aos municípios associados a assessoria qualificada de uma equipe multidisciplinar dos setores de geografia e cadastro técnico, engenharia, arquitetura e urbanismo, além de contar com consultoria jurídica em direito urbanístico”, concluiu o Secretário-Executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto.

Seguem em andamento neste momento na região as revisões dos Planos Diretores de Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.

Foto: José Luiz Marques Júnior
Fonte: Divulgação Amunesc

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Barra do Sul.