A CASAN deu início à construção do tanque de homogeneização de lodo, uma estrutura que compõe a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Balneário Barra do Sul, unidade em construção no Bairro Pinheiros.

As equipes de engenharia da construtora Itajuí, que executa os trabalhos na cidade, estimam que sejam necessários aproximadamente três meses para finalizar a construção da estrutura.

Passados doze meses desde o início da construção da ETE, cerca de 63% da execução civil está concluída. A Estação será capaz de tratar até 73 litros de esgoto por segundo.

A ETE contará com um sistema de Tratamento Terciário, processo que remove inclusive fósforo e nitrogênio do efluente final. Esse é considerado um dos mais complexos e completos sistemas de depuração do esgoto doméstico.

O Tratamento Terciário conta também com um sistema de desinfecção por ultravioleta, para controle de vírus e bactérias presentes no efluente. Depois de tratado, o efluente será devolvido a um dos principais canais naturais da região, o Canal do Linguado, contribuindo para a balneabilidade das praias da região.

INVESTIMENTOS
O Governo do Estado e a CASAN estão investindo R$ 46.798.047,00 na obra, recursos provenientes de financiamento firmado com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Serão aproximadamente 17.500 moradores e visitantes atendidos com saneamento básico.

Texto e fotos, Felipe Franco
FRANCO! Comunicações
(47) 9 9926.3924

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Barra do Sul.