Os 10% que faltam compreendem trechos nas ruas Manoel Ferreira, Dona Engrácia e avenidas Amândio Cabral e São Francisco do Sul

A Casan trabalha na organização logística para iniciar, nas próximas semanas, os trabalhos finais na rede coletora do Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Barra do Sul. Atualmente as obras estão 90% executadas, restando apenas trechos de redes auxiliares para serem concluídos. Os trabalhos serão realizados nas ruas Manoel Ferreira, Dona Engrácia e avenidas Amândio Cabral e São Francisco do Sul.

Até o momento, mais de 27 quilômetros de rede coletora já foram implantados, restando apenas dois quilômetros. Ao final da primeira etapa, serão 3.091 residência conectadas, para uma população de 17.543 habitantes, propiciando uma cobertura de 52% de tratamento de esgoto – elevando consideravelmente os níveis de qualidade de vida na cidade.

A CASAN reforça aos moradores que serão beneficiados com o sistema para que não efetuem a ligação do imóvel à rede coletora já implantada. Para que o esgoto seja coletado e tratado, todas as redes deverão estar em operação e a ETE precisa ser concluída.

Ligações realizadas antes da autorização podem gerar problemas para o morador, como o retorno do esgoto ao imóvel e para a cidade, provocando extravasamentos nas ruas e mau cheiro. Além disso, a interligação, agora, pode trazer graves prejuízos ao meio ambiente.

O Governo do Estado, por intermédio da CASAN, está investindo R$ 46.798.047,00 na obra, recursos provenientes de financiamento firmado com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Texto e fotos, Felipe Franco
FRANCO! COMUNICAÇÕES
(47) 9 9926.3924

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Barra do Sul.