Faltam apenas dois quilômetros para concluir a instalação de rede de coleta no município litorâneo

As obras de implantação da rede do Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Barra do Sul chegaram ao percentual de 90% de instalação. A construtora agora concentra esforços nas estações elevatórias e na Estação de Tratamento (ETE).

Mais de 27 quilômetros de rede coletora já foram implantados, restando apenas dois quilômetros finais na Avenida Amândio Cabral e na Rua Manoel Ferreira. A tubulação deste trecho final deverá ser alocada no subsolo dentro de algumas semanas.

O sistema também conta com seis elevatórias de esgoto, responsáveis por bombear até a estação todo rejeito coletado nas 3.091 residências beneficiadas pelo projeto. Duas elevatórias já foram finalizadas.

O Governo do Estado, por intermédio da CASAN, está investindo R$ 46.798.047,00 na obra, recursos provenientes de financiamento firmado com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

TRATAMENTO TERCIÁRIO
A ETE Balneário Barra do Sul terá um dos mais complexos sistemas de filtragem do esgoto doméstico. Ela foi projetada para Tratamento Terciário, processo que remove inclusive fósforo e nitrogênio dos dejetos que serão devolvidos ao Canal do Linguado. O Tratamento Terciário conta também com desinfecção por ultravioleta. O efluente final, depois de tratado, será devolvido a um dos principais canais naturais da região, contribuindo para a balneabilidade das praias da região.

Cerca de 60% da execução civil da ETE está concluída, com estimativa de término até o início do próximo ano, quando a estação estará pronta para receber o maquinário elétrico e hidráulico.

Texto e fotos, Felipe Franco
FRANCO! COMUNICAÇÕES
(47) 9 9926.3924

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Barra do Sul.