Situada numa região habitada apenas por índios até o século XIX, época em que chegaram os primeiros colonizadores, Balneário Barra do Sul começou a desenvolver-se realmente a partir da metade do século XX, com a implantação de diversas colônias de pescadores. Tornou-se independente de Araquari em 1992.

Balneário Barra do Sul tem 12km de praias, onde se reúnem anualmente milhares de turistas, especialmente no verão, por causa dos seus cenários nativos ainda preservados, da vegetação atlântica, restingas, dunas de areia, belas lagoas, areias monazíticas de qualidades terapêuticas e um agradável clima subtropical. Os melhores bares e restaurantes da cidade estão na Praia da Boca da Barra. Também à beira-mar está o local mais concorrido da cidade, conhecido como Point da Dô, ponto de encontro de surfistas e onde se realizam diversos campeonatos.

Apesar do pequeno litoral, Barra do Sul reúne opções para todo tipo de visitante. A Praia do Bispo, com suas belas dunas, é a preferida dos surfistas. A Praia da Picama, de águas calmas, é ideal para banhos de mar e a mais freqüentada por famílias com crianças. A Praia da Salina é muito procurada por suas areias monazíticas, de qualidades terapêuticas, boas para o tratamento de reumatismo, artrose e outras doenças crônicas. A Praia da Boca da Barra é a preferida pelos esportistas, por ser ideal para a natação e a prática de esportes náuticos. Durante o verão, o Projeto Verão da Barra diverte os 50.000 turistas que visitam a cidade.

A natureza é exuberante na Barra do Sul, especialmente pela Lagoa de Barra do Sul e os rios Perequê, Ribeirão Cardoso e Areias Grandes, muito procurados para a pesca. Visite também a Lagoa Maria Fernanda e a Ilha do Remédio. Há também as ilhas Feia, Araras, Instriptinga e Islobo, cujas águas são ideais para pesca de mergulho.

Barra do Sul realiza, sempre no mês de junho, a Festa da Tainha. Durante a temporada são realizados inúmeros eventos como shows ao ar livre, torneios de futebol de areia e voleibol, ginástica na praia, futvolei e futsal. Na Praia da Boca da Barra acontecem os campeonatos de surf , como o SURFEST, um dos principais eventos da cidade, que reúne atletas de vários Estados.